quarta-feira, 23 de março de 2011

Aspartame

Composto de acido aspártico, fenilalanina e metanol, o aspartame e diretamente afetado pelo aumento de temperatura. Bastam 30 graus para transformar metanol em formol e acido formico, neurotoxinas que provocam a morte celular. A exposição cronica ao formol, mesmo em níveis baixos, comprovadamente causa danos neurológicos que podem se tornar irreversíveis se não houver tratamento.

Tontura, fraqueza, dormências e problemas de visão podem sinalizar envenenamento por metanol que pode ocorrer graças ao consumo constante e em longo prazo de produtos com aspartame.

O metanol também e encontrado em grande quantidade em refrigerantes chamados diet. Apenas um litro de refrigerante diet contem em media 56 miligramas de metanol – sete vezes a quantia diária de consumo considerada segura pelos médicos.

Mas isso e só parte do problema. Aspartame também contem um aminoácido chamado acido aspártico. Suas excitotoxinas podem causar a morte de celulas que compõem a bainha de mielina das fibras nervosas. O fato das excitotoxinas estarem em forma liquida piora tudo, pois são absorvidas com muito mais rapidez e os malefícios são mais rápidos no organismo.

Um dos maiores perigos do aspartame e que sua ingestão, normalmente feita em pequenas quantidades, mascara problemas que podem se tornar serio para o organismo. Se você tem os sintomas, procure logo seu medico. Se o problema for o aspartame, prepare-se para um tratamento que pode ser intensivo e, em casos mais extremos, incluir anticonvulsionantes e sessões de hemodialise já que o metanol afeta o funcionamento dos rins.

Mesmo sem sintomas, fuja de qualquer produto com aspartame. Adoçantes em geral não são aliados da boa saúde. Nem em dietas de emagrecimento, que devem usar sempre alimentos naturais. O consumo só e indicado em casos especiais e deve ser acompanhado por um medico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário